Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Inflamação Aguda

Conceito:
Resposta rápida a um agente nocivo encarregada de levar mediadores da defesa do hospedeiro- leucócitos e proteínas plasmáticas- ao local da lesão.
Os três componentes principais desta inflamação são: (1) alterações no calibre vascular, que levam a um aumento no fluxo sanguíneo; (2) alterações estruturais na microcirculação, que permitem que proteínas plasmáticas e leucócitos deixem a circulação; e (3) emigração dos leucócitos da microcirculação, seu acúmulo no foco de lesão e sua ativação para eliminar o agente nocivo.
Termos importantes:
Exsudação:
Extravasamento de fluido, proteínas e células sanguíneas do sistema vascular para o tecido intersticial ou as cavidades corporais.
É um fluido inflamatório extravascular que possui alta concentração de proteínas, fragmentos celulares e gravidade específica maior que 1.020.
Transudato:
É um fluido com pequeno teor protéico (sendo que a maior parte é composta de albumina) e uma gravidade específica menor que 1.020. É essencialmente um ultrafiltrado do plasma sanguíneo que resulta do desequilíbrio osmótico ou hidrostático através da parede vascular sem que haja um aumento na permeabilidade vascular.
Edema:
Excesso de fluido no interstício ou nas cavidades serosas; ele pode ser um exsudato ou um transudato.
Exsudato purulento ou pus:
É um exsudato inflamatório rico em leucócitos (neutrófilos, em sua maioria), fragmentos de células mortas e, em muitos casos microrganismos.
Fonte: Bases Patológicas das Doenças, Robbins & Cotran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário