Total de visualizações de página

sábado, 25 de setembro de 2010

Alterações Vasculares.

Os fenômenos vasculares desempenham um papel importante na inflamação aguda. Na inflamação, os vasos sanguíneos sofrem várias alterações que visam a facilitar o movimento de proteínas plasmáticas e células sanguíneas da circulação para o local da lesão ou da infecção.
Alterações no Fluxo e Calibre Vasculares.
Começam após a lesão e se desenvolvem em graus variáveis dependendo de sua gravidade. Ocorrem nas seguintes ordens:
1. A vasodilatação é uma das primeiras manifestações. Envolve primeiro as arteríolas e, a seguir, resulta na abertura de novos leitos capilares na região. Isso leva a um aumento no fluxo sanguíneo, que é a causa do calor e do rubor. É induzida pela ação de vários mediadores, especialmente a histamina e o óxido nítrico, no músculo liso vascular.
2. Aumento ou permeabilidade da microcirculação, com o extravasamento de um fluido rico em proteínas para o tecido extravascular.
3. A perda de líquido resulta em uma concentração de hemácias nos vasos de menor calibre e aumento da viscosidade sanguínea, que se reflete pela presença de pequenos vasos dilatadores repletos de hemácias e um fluxo sanguíneo mais lento, uma condição conhecida como estase.
4. Com a evolução da estase, leucócitos, especialmente os neutrófilos, se acumulam ao longo do endotélio vascular. Estes aderem ao endotélio e a seguir migram através da parede vascular para o interstício.
Fonte: Bases Patológicas das Doenças, Robbins & Cotran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário