Endógenos: são classificados em não-hemoglobinógenos e hemoglobinógenos, conforme não provenham ou provenham da hemoglobina.
Não-hemoglobinógenos: melanina e lipofuscina.
Melanina: Principal elemento responsável pela cor da pele, cabelos e olhos. É formada pelos melanócitos de origem nervosa.
Os melanóforos são macrófagos que transportam este pigmento.
A quantidade de melanina na epiderme pode aumentar ou diminuir.
O que causa aumento da melanina na epiderme?
Respostas:
1. Exposição ao sol.
2. Gravidez.
3. Lesão da pele.
4. Emagrecimento.
5. Velhice.
6. Doença de Addison.
O que causa diminuição ou perda da pigmentação da pele ?
1. Dermatites.
2. Cicatrizes.
3. Manchas senis.
4. Vitiligo.
5. Albinismo, etc.
Os melanócitos apresentam formação deficitária de melanina.
Lipofuscina: É frequente na velhice e no emagrecimento intenso ou caquexia. Os órgãos estão diminuídos de volume e de cor castanha (atrofia parda).
É frequente nas células do miocárdio próximo dos polos nucleares, nos hepatócitos centrolobularesw e na base de neurônios piramidais.
Admitite-se que ela se forme das membranas mitocondriais por oxidação e polimerização de ácidos graxos insaturados cujo produto se une a proteínas, formando um complexo lipoprotéico.
A lipofuscina tem pouca importância clínica, pois não lesa as células. Admite-se que possa ser consequencia ou causa de envelhecimento.
Pigmentos Hemoglobinógenos: São divididos em pigmentos originários do metabolismo normal da hemoglobina (bilirrubina e hemossiderina) e pigmentos originados anormalmente da hemoglobina.
Fonte: Patologia Geral, José Lopes de Faria e colaboradores.
horrível a explicação
ResponderExcluir