Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Causas de lesão celular

  Embora as causas de lesão celular reversível e morte celular variem, a maioria das influências é agrupada nas seguintes categorias:
Privação de Oxigênio. A hipóxia prejudica a respiração oxidativa aeróbica. De acordo com a intensidade do estado hipóxico as células podem se adaptar, sofrer lesão ou morrer. Uma causa de hipóxia é oxigenação inadequada do sangue em virtude de insuficiência cardiorrespiratória.
Agentes Físicos. Traumatismo mecânico, extremos de temperatura, alterações bruscas da pressão atmosférica, radiação e choque elétrico.
Agentes Químicos e Drogas. Substâncias simples em concentrações hipertônicas podem danificar diretamente ou causar perturbação da homeostase eletrolítica das células.  O próprio oxigênio, em altas concentrações é intensamente tóxico.
Agentes infecciosos. Abrangem desde os vírus submicroscópicos às formas superiores de parasitas.
Reações Imunológicas. Embora o sistema imune atue na defesa contra agentes biológicos as reações imunológicas podem causar lesão celular. Exemplo: A reação anafilática a uma proteína estranha ou droga. Anormalidades Genéticas. A lesão genética resulta tanto em efeito grosseiro (Síndrome de Down) como sutil (anemia falciforme).
Desequilíbrios nutricionais. Deficiências protéico-calóricas, vitaminas e mesmo excessos nutricionais são causas importantes de lesão celular.
Fonte: Robbins. Patologia Estrutural e Funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário