Total de visualizações de página

sábado, 6 de novembro de 2010

Hemorragia

Geralmente indica extravasamento de sangue em virtude de ruptura vascular. O sangue capilar pode ocorrer sob condições de congestão crônica, e uma tendência aumentada a hemorragia por traumatismo insignificantes é encontrada em uma grande variedade de distúrbios, chamados coletivamente de diáteses hemorrágicas.


A hemorragia pode ser externa ou contida dentro de um tecido; o acúmulo é chamado hematoma. Os hematomas podem ser relativamente insignificantes ou acumular sangue suficiente para serem fatais.

Conceitos Importantes:

Petéquias: são diminutas hemorragias de 1 a 2 mm na pele, mucosas ou superfícies serosas sendo tipicamente associadas a aumento local da pressão intravascular, baixas contagens plaquetárias ou déficits de fatores da coagulação.

Púrpura: hemorragias maiores ou iguais a 3 mm e podem estar associadas a traumatismos, inflamação vascular local ou aumento da fragilidade vascular.

Equimoses: são os hematomas subcutâneos maiores (> 1 a 2) ,sendo típicos após um traumatismo. Os eritrócitos nessas hemorragias locais são degradados e fagocitados por macrófagos; a hemoglobina (azul-avermelhada) é então convertida enzimaticamente em billirrubina (verde-

Nenhum comentário:

Postar um comentário